domingo, 12 de outubro de 2008

ESPORTE




GP DO JAPÃO

12/10/2008 - 03h07

Em prova com largada confusa

Massa fica em 7º

e Alonso vence

NOVA ERA
ESPORTE




Nem Felipe Massa, nem Lewis Hamilton. O GP do Japão, marcado pela confusão na largada que atrapalhou os dois líderes do Mundial de Fórmula 1, viu o segundo triunfo seguido de Fernando Alonso, que havia vencido há duas semanas em Cingapura.


A Renault ainda conseguiu o quarto lugar com Nelsinho Piquet, que
largou em 12º lugar e fez grande corrida, deixando mais dúvidas na
equipe quanto a sua permanência para a próxima temporada. Robert Kubica, da BMW, foi o segundo colocado, seguido por Kimi Räikkönen, da Ferrari.

Já Massa teria de se contentar com o oitavo lugar, mas garantiu a sétima posição após a organização da prova anunciar uma punição de 25 segundos a Sebastien Bourdais, já com a prova encerrada. Com os dois pontos somados, o brasileiro reduziu a cinco pontos a diferença para Lewis Hamilton, líder do Mundial. O inglês ficou em 12º lugar, uma posição à frente de Rubens Barrichello, e não pontuou.

Apesar do mau resultado de Felipe Massa, a Ferrari, beneficiada pela terceira colocação de Räikkönen e pelo abandono de Heikki Kovalainen, da McLaren, retomou a dianteira no Mundial de construtores com 142 pontos, sete à frente do time inglês.

A prova

Antes da corrida, Lewis Hamilton declarou que teria muita cautela durante a prova, visando apenas ao campeonato. Mas não foi isso que se viu logo de cara. O inglês foi um dos principais prejudicados pela confusão que aconteceu na largada.

Kimi Räikkönen tentou roubar o primeiro lugar de Hamilton, mas levou o 'x' do piloto da McLaren e espalhou pra fora da pista, levando consigo o companheiro Felipe Massa. No incidente, porém, Hamilton também travou pneus e acabou despencando para o sexto lugar, atrás do brasileiro. Com todo o imbróglio, quem levou a melhor foi Robert Kubica, da BMW, que subiu da sexta para a primeira posição, seguido por Fernando Alonso e Heikki Kovalainen.

Já na volta seguinte, Hamilton tentou ultrapassar Massa e quase conseguiu, mas o brasileiro subiu na zebra, retomou o sexto lugar e ainda tocou com o pneu dianteiro o carro do rival, que ficou atravessado na pista e só conseguiu voltar na última colocação, rumando logo em seguida para os boxes.

Treze giros depois, enquanto Kovalainen dava adeus à prova por uma pane no carro, juntando-se a David Coulthard, Adrian Sutil e Timo Glock, os dois pilotos candidatos ao título foram simultaneamente punidos com drive-through (passagem pelos boxes): Hamilton por atacar Räikkönen na largada, e Massa por tocar o inglês na segunda volta.

A essa altura da corrida, os pilotos passaram a parar nos boxes para troca de pneus e reabastecimento, e a Renault teve a melhor estratégia. Nelsinho Piquet, que apostou em uma única parada, assumiu a liderança da prova, mesmo tendo largado na 12ª colocação. Já Alonso colocou pouco combustível em seu primeiro pit-stop e voltou à frente de Kubica, pronto para tomar o primeiro lugar assim que todos parassem. E foi o que aconteceu.

A partir de então, a prova se concentrou em duas disputas bem claras: Kubica tentando roubar a liderança de Alonso para voltar à briga no Mundial de pilotos, e Massa e Hamilton entre os últimos colocados (12º e 13º, respectivamente), um seguido do outro, ambos fora da zona de pontuação e fazendo corrida de recuperação.

Após nova bateria de paradas, Alonso manteve-se no primeiro lugar seguido por Kubica, Räikkönen e Nelsinho Piquet. Na 49ª volta, Massa se chocou com Sebastien Bourdais, que saía dos boxes, e acabou girando na pista.

O brasileiro era o piloto mais rápido da prova, e corria forte à frente de Hamilton. O incidente foi analisado pelos comissários da prova, que decidiram punir o piloto da Toro Rosso com a perda de 25 segundos após o GP.

O choque adiou mais uma vez os planos de Massa, mas ele continuou sua caminhada rumo à zona de pontuação, ultrapassando Button, Barrichello e Rosberg e chegando ao nono lugar.

Na antepenúltima volta, a ultrapassagem tão esperada aconteceu. Massa superou Mark Webber e assumiu o oitavo lugar, que lhe renderia um ponto no campeonato. Com a punição anunciada a Bourdais, posteriormente, o brasileiro somou dois pontos com a sétima colocação.

*Atualizada às 04h57

0 comentários:

by Direitos Reservados @2008Radio Nova Era
by Marcelo, Radio Nova Era Brasil